quinta-feira, 22 de agosto de 2013

                          Como procriar uma calopsita



Consideramos um casal formado, quando macho e fêmea se aceitam mutuamente, isto é, ficam próximos um do outro, fazem carinho, se acasalam, enfim, tem comportamento de casal e que possui um vínculo afetivo.    Quanto mais intensa a ligação do casal maior o grau de compatibilidade, condição importante para o sucesso reprodutivo.
Este forte vínculo traduz-se em maior dedicação entre os parceiros, ao ninho, e a sua prole.
Ao dispor um ninho,  e estando apto o casal,  e com interesse para criar, inicia-se o ritual de namoro.
Primeiramente, o macho demarca o território, que compreende a  gaiola e o ninho.  O casal muda seu comportamento tornando-se mais arisco na defesa de seu espaço, isso é normal tanto para aves domesticadas ou não.
Geralmente é o macho o primeiro a entrar no ninho, e vistoriá-lo.  Cantar e bater o bico no poleiro fazem parte do namoro, um convite do macho para que a fêmea seja estimulada a entrar no ninho.  A partir de então, o casal passará a entrar e a sair do ninho várias vezes ao dia.
O acasalamento acontece então naturalmente :  a fêmea se mantém abaixada enquanto o macho, por cima, faz movimentos repetitivos em direção à cloaca da parceira.  A cópula geralmente dura 1 a 3 minutos, e durante esse tempo o casal emite sons ritmicos e constantes.
A quantidade de cópulas varia de casal para casal. Embora uma única cópula seja suficiente para fertilizar vários ovos, pois o esperma fica ativo no oviduto por vários dias enquanto os ovos são produzidos, quanto maior o número de acasalamento maior a chance de que todos os ovos sejam fertilizados.
Após a colocação do ninho, a fêmea pode iniciar a postura aproximadamente 10 dias após o ritual do acasalamento, mas pode demorar mais dias ou meses para que os primeiros ovos sejam botados.   As razões são diversas :
1) fêmea que não quer criar
2) femea que ainda não está preparada (muito jovem e inexperiente)
3) insegurança quanto ao ninho, gaiola, ambiente (barulho, pessoas passando próximas à gaiola, etc.)
4) não está apta a criar (saúde debilitada, etc.)

Lembre-se sempre : para criar, o casal precisa sentir-se seguro e saudável, lembre-se sempre disso!